Newsletter

Receba a nossa newsletter

É profissional de saúde?

1

Login


BEM-VINDO AO APFH IMMERSIVE VIRTUAL CONGRESS

Recebeu os dados de acesso aquando da sua inscrição, via e-mail. Introduza os dados e desfrute do nosso Congresso

Congresso

Mensagem da Presidente da Comissão Organizadora

Caros(as) colegas:

Bem-vindos ao APFH Immersive Virtual Congress | 30 ANOS A CRIAR VALOR!

Em formato virtual, durante todo o mês de novembro de 2020, colocaremos à disposição dos Farmacêuticos Hospitalares um congresso repleto de novidades, sessões científicas e passatempos.

Este ano, a distância é a solução mais segura para chegar mais perto, criando momentos de partilha de conhecimentos, projetos e experiências!

Neste ano de 2020 tão especial para a APFH pela celebração dos seus 30 anos, elegemos um tema que combina a História e o Futuro: #30ANOSaCriarValor!

#30ANOSaCriarValor é um Congresso Virtual Imersivo que reúne à distância de um clique todos os Farmacêuticos Hospitalares Portugueses e além-fronteiras, que partilham a Experiência do que significa estar ao serviço do doente, apostando no VALOR em saúde, no VALOR de cada intervenção farmacêutica concretizada. Acreditamos que criar VALOR é o ponto de partida para nos tornarmos uma referência para os outros.

Na nossa profissão que é tão bela e um dos pilares fundamentais do Sistema de Saúde, proporcionamos cuidados de excelência, evitamos erros relacionados com medicamentos, trabalhamos em equipas multidisciplinares, prestamos informação precisa, atualizada e oportuna ao doente e a outros profissionais, colocamos à disposição do doente o medicamento mais seguro, eficaz e económico, contribuindo assim para a sustentabilidade do sistema, e sempre que necessário preparamos e personalizamos a terapêutica a cada situação particular. Estamos envolvidos em várias Comissões Técnicas, construímos planos, procedimentos e políticas de combate à escassez, em particular em situações de emergência, como a que este ano vivemos. Somos criativos, implementamos estratégias simples para aumentar a adesão à terapêutica, otimizamos os resultados dos doentes, estamos atentos às interações e reações adversas. Com poucos recursos, temos o dom de os saber gerir. O sorriso do doente, o sucesso da terapêutica, o valor de cada serviço prestado é a recompensa que nos motiva e inspira a ser mais e melhor. Vivemos tempos em que temos de ser disruptivos, em que a tecnologia surge como o nosso maior aliado e em que a ciência dos dados nos ajuda a demonstrar o valor das nossas intervenções. Vivemos um ano de mudança, em que a criatividade não se esgotou numa só solução, mas mantemo-nos atentos, porque a segurança do doente é o nosso principal objetivo.

Ao longo do mês de novembro, a Comissão Organizadora e a Comissão Científica vão revelar o Valor do Farmacêutico Hospitalar através de simpósios e sessões sobre os mais variados temas e novidades relacionadas com a nossa profissão e as diferentes perspetivas do Valor. A gestão de um mundo em mudança, a experiência em Farmácia Clínica e a capacidade assistencial do Farmacêutico Hospitalar na Urgência, o desafio da Farmacoterapia de Precisão, as oportunidades na inovação, nomeadamente a Investigação translacional e medição de outcomes clínicos, o aporte do Farmacêutico Hospitalar nas decisões terapêuticas relacionadas com a terapia celular e terapia génica, a segurança ocupacional e os valores evidenciados e negligenciados durante a pandemia por COVID-19 são apenas alguns dos temas que poderemos acompanhar durante o mês de novembro.

No programa científico, podemos ainda destacar as Pharmatalks e apresentações de trabalhos dos Farmacêuticos Hospitalares, que ano após ano surpreendem pelo aumento da qualidade, inovação e esforço para a concretização de projetos ou investigações que agregam valor para o reconhecimento e desenvolvimento da nossa Profissão. Continuaremos a premiar os melhores trabalhos e teremos este ano uma novidade: para além das habituais comunicações científicas a prémio, premiaremos também o melhor caso clínico. E as novidades não ficam por aqui… Para os trabalhos selecionados para apresentação sob a forma de poster, para além do habitual prémio “Melhor poster” teremos um prémio ´Socialite´ entregue ao poster mais votado pelos participantes no Congresso.

E para todos os participantes teremos a decorrer o passatempo “PASSAPORTE APFH – 30 ANOS A CRIAR VALOR!”. Aqui todos podem sair vencedores! O prémio será escolhido com especial cuidado, para que o possa utilizar no seu dia-a-dia, trazendo-lhe à memória este mês intenso, este Congresso imersivo, esta experiência inesquecível.

Em breve, poderão disfrutar do maior evento científico da APFH, um Congresso que é de todos nós e que este ano chegará a todos os Farmacêuticos Hospitalares.

No final, estaremos como sempre abertos a sugestões para futuras edições, porque o Congresso da APFH será sempre de cada um de Vós!

Este ano estaremos novamente juntos, porque Juntos… Somos APFH!

Catarina da Luz Oliveira

Presidente da Comissão Organizadora