Introdução
A intervenção do farmacêutico hospitalar deve, de forma responsável, contribuir para um conjunto de boas práticas relacionadas com medicamentos de alto risco e de margem terapêutica estreita, específicos do ambiente hospitalar. A manipulação de medicamentos citotóxicos é uma tarefa diária para a preparação de ciclos de quimioterapia. É, por isso, essencial melhorar a informação disponivel relativa à estabilidade e condições de conservação destes medicamentos para, deste modo, cumprir umas das funções base do farmacêutico que é o uso racional do medicamento, com a missão de obter melhores resultados em saúde com qualidade, segurança, eficácia e uso eficiente dos recursos disponiveis. A elaboração de uma tabela sobre a estabilidade quimica e fisica dos medicamentos citotóxicos, para utilização interna, resulta da necessidade de obtermos informações de acesso rápido.
Objetivos
Elaborar uma tabela com informação compilada sobre a estabilidade e conservação dos medicamentos citotóxicos utilizados no Hospital.
Métodos
Pesquisa bibliográfica relativamente aos medicamentos citotóxicos utilizados no Hospital sobre o prazo de validade após reconstituição e diluição, com recurso ao Resumo de Característica do Medicamento (RCM) e contato com os laboratórios detentores de Autorização de Introdução no Mercado (AIM). Depois de reunida a informação foi elaborada uma tabela resumida para consulta rápida.
Resultados:
A tabela está ordenada por ordem alfabética de princípio ativo, totalizando 25 medicamentos, contendo em cada linha informações sobre a solução de diluição, intervalo de concentração, estabilidade/condições de conservação de cada medicamento de diferentes laboratórios que existem ou existiram no hospital. A tabela é atualizada quando há um novo medicamento ou se muda o laboratório fornecedor.
Discussão/Conclusão:
Com a disponibilização da informação na forma de tabela pretende-se otimizar o acesso à informação e facilitar o trabalho à equipa de farmacêuticos alocados à unidade centralizada de preparação de citotóxicos.
A consulta desta tabela permitiu o uso racional e a melhor gestão do medicamento citotóxico.
Bibliografia:
Resumo das Características dos Medicamentos (RCM’s), Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde- INFARMED. Disponível em http://www.infarmed.pt
Informação do Laboratório Produtor/Distribuidor/Importador, não constante do RCM, mas disponibilizado pelo mesmo, após contacto efetuado para o efeito.
MELO, António Paulo- Manual de Preparação de Citotóxicos. OF: Concelho do Colégio de Especialidade de Farmácia Hospitalar, 2013.